Ao conceber esta pequena enciclopédia das tradições populares, o seu autor José Alberto Sardinha visou fornecer aos interessados, curiosos e amantes da matéria, bem como ao público em geral, informação sobre os principais temas da tradição popular portuguesa, de forma rápida e sucinta. Documentando os vários temas, acompanham fotografias de sua autoria, bem como postais de sua colecção. Através de dúvidas que os leitores queiram colocar, críticas que queiram fazer, elementos que queiram fornecer e de ideias que queiram sugerir, pode esta enciclopédia ser melhorada, em ordem a prestar um serviço útil – e gratuito – a todos os interessados. Porém, deverá lembrar-se que o “Temas da Tradição” não é uma Wikipédia das tradições populares. Por outro lado, convém salientar que a matéria inserida nesta Enciclopédia está sujeita a direitos de autor, pelo que a sua reprodução, mesmo que parcial, deverá ser acompanhada com a identificação do autor. Para mais informações, queira por favor contactar através de sardinha.etmu@mail.telepac.pt
Cabaço (ou cabaça) – Depois de retirada a polpa, a abóbora seca e serve para vários fins, entre os quais vasilhame e também
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Caixa, ou caixa de rufo – Instrumento musical de percussão, composto por pequeno tambor de madeira, ultimamente metal, revestido por pele de animal
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Campaniça, Viola – Pertencente à família da viola popular portuguesa (v. Viola), era conhecida, como aliás todas as outras violas, por viola de
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Cana verde – Música e dança tradicional, hoje circunscrita ao Minho e Trás-os-Montes, mas outrora expandida por todo o país, como revelam notícias
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Canas – V. Castanholas. N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A
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Canção – O povo rural não utiliza habitualmente este termo como significado genérico de canto, ou acto de cantar, corrente nos meios urbanos.
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Canta – Coral polifónico feminino, a duas vozes, em intervalos de terceiras, em gymel, cantado na região duriense, nos aros concelhios de Marco
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Cantaréu – V. Canta. N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A
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Cântaro – Feito de barro ou de lata, é frequentemente utilizado como instrumento musical de acompanhamento rítmico, produzindo um som grave quando é
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Cantarola – V. Canta. N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A
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Cante – Nome por que é hoje correntemente tratado o canto coral popular do Baixo Alentejo, certamente por influência da vizinha língua espanhola,
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Cântico – No entendimento popular, é um canto ligado à religião, seja litúrgico ou extra-litúrgico. Outra designação, mais corrente entre o povo, é
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Cantiga – O vocábulo cantiga, de princípio, deveria designar genericamente todo e qualquer trecho musical entoado com a voz, ou seja, cantado, englobando,
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Cantiga (canção) narrativa – Termo utilizado pelos estudiosos do romanceiro para designarem um novo estádio poético, subsequente ao romanceiro antigo ou tradicional, em
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Canto de trabalho – V. Trabalho, Canto de. N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE
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Cantoria – Termo popular para designar genericamente o canto, o acto de cantar, seja individual, seja colectivo. Utilizado, mais especificamente, para designar o
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Cargo – Nome que se dá na Estremadura a uma armação em madeira, semelhante a uma roca, em que são transportadas as oferendas para
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Cartaxo ou cartaxinho – Instrumento musical popular do tipo dos idiofones, feito de um pequeno pedaço de cana (ou de madeira), em meia-cana
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Castanholas – Instrumento musical constituído por duas peças de madeira escavadas em forma de concha, colocadas na palma da mão do tocador, as
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Cavaquinho – Pequena viola popular de quatro cordas singelas apenas, correspondente ao tiple da família da viola nacional, com a mesma forma de
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Cega-rega – Instrumento musical da ordem dos idiofones (vide), por vezes também conhecido por rela ou ruge-ruge. Na região da Batalha e Leiria,
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Cègada – Representação dramática, musical e coreográfica, de autoria popular, para mostra pública ao ar livre. Hoje quase caídas em desuso, eram farsas
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Ceguinhos – O povo dá o nome genérico de ceguinhos aos grupos musicais populares ambulantes que integram um ou mais invisuais, grupos esses
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Charamba – Cantiga bailada da tradição popular açoreana, com que antigamente se começava obrigatoriamente o baile, habitualmente ao som da viola da terra,
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Charamela – Instrumento musical de palheta dupla, de cana, colocada no bocal de um tubo sensivelmente cilíndrico, que se prolonga e termina em
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Charola – Significa andor ou trono e, por extensão, é o nome de um presépio com o Menino Jesus em trono ou num
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Chincalho – Instrumento musical popular composto por uma tábua com caricas das garrafas, que é agitada com a mão do tocador para produzir
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Chorar o entrudo – Nome que em certas regiões (v. g. Beira Baixa) leva a costumeira de, através de grandes funis e pela
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Chotiça – Dança popular portuguesa de compasso binário, proveniente da schottische centro-europeia, introduzida entre nós no séc. XIX. A schottische é considerada pelo
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Chula – Género músico-coreográfico popular, de divisão binária, com canto ao desafio, hoje circunscrito ao Minho e Douro Litoral, outrora, ainda no séc.
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Chulada – Nome que se dá ao conjunto instrumental popular em certas regiões do país (Amarante, Baião, Marco de Canaveses), por vezes também
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Ciranda – Baile de roda muito divulgado por todo o país, nalguns locais usado como jogo de roda infantil. “Ó ciranda, ó cirandinha
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Cirandeiro – Mais apropriadamente serandeiro, ou seranzeiro (de serão). Rapaz encapuçado que aparecia nos serões das desfolhadas ou das fiadas a brincar e
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Círio – Peregrinação colectiva a uma capela ou santuário, em honra do santo ou da Virgem de que tal ou tal comunidade é
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Clarinete – Instrumento de orquestra e de banda filarmónica, da família dos aerofones de palheta simples batente de cana, por vezes utilizado em
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Compasso pascal – Visita do sacerdote, em Domingo e Segunda-feira de Páscoa (eventualmente também na Pascoela) a casa de todos os paroquianos dando
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Concertina – Instrumento musical da família dos aerofones de palheta metálica livre (cujo princípio é a produção de som, através da vibração, à
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Contradança – 1. A contradança é, de entre as danças que o nosso povo trouxe até aos finais do séc. XX, uma das
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Cordofones – Classificação organológica que reúne os instrumentos musicais que produzem som através da vibração de cordas. V. Viola, Guitarra, Violão. N. B.
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Coreografia popular – Conjunto de passos e marcações executados pelos dançadores num baile popular e que constituem uma evolução colectiva ao som da
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Corpus Christi – Celebração religiosa para festejo da transubstanciação do Corpo de Deus, criada na Bélgica no séc. XIII e rapidamente espalhada por
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Correia, Mário – Estudioso e divulgador da música popular portuguesa, particularmente da chamada canção de intervenção e protesto, e do seu principal protagonista,
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Corridinho – Contrariamente ao que se pensa, o corridinho não é originário, nem é o ex-libris músico-coreográfico do Algarve. Isso é um mito
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Cramol – Evolução fonética, por metátese, da palavra clamor. Os clamores eram – e são – procissões de preces e rogações públicas, segundo o
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Criação popular – A questão de saber se o povo cria música situa-se no cerne de polémica antiga que tem dividido os estudiosos
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Culto dos mortos – V. Almas do Purgatório.
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Cultura – v. Folclore.
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