Cântaro – Feito de barro ou de lata, é frequentemente utilizado como instrumento musical de acompanhamento rítmico, produzindo um som grave quando é batido na boca com um abano (ultimamente, nos ranchos de representação folclórica, usa-se uma pega de madeira, com esponja forrada de pele). Também se lhe chama abano, bilha, quarta ou almude, conforme as regiões. Em Boliqueime, Algarve, havia, em 1898, um conjunto musical pomposamente denominado “Música do Malhão”, composto pelos melhores tocadores de harmónio, ferrinhos e, substituindo o bombo, “cântaro dos de Loulé que produzia som adequado por meio de um capacho de abanar batido na boca”.
Mais: Instrumentos Musicais Populares Portugueses, de Ernesto Veiga de Oliveira. Discografia: Recolhas de Armando Leça, inéditas, arquivo RDP, bobine AF-533 (Minde, Alcanena).
N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.