Cartaxo ou cartaxinho

Cartaxo ou cartaxinho – Instrumento musical popular do tipo dos idiofones, feito de um pequeno pedaço de cana (ou de madeira),  em meia-cana (ou com um corte / ranhura grande no caso da madeira em forma de concha alongada) que serve de caixa de ressonância, na qual se coloca um bocado muito pequeno também de cana (ou de madeira), em tensão com uma guita, que é jogado pelos dedos do tocador, produzindo som com o embate desta pequena peça contra o corpo do instrumento.

É de fabrico artesanal e utiliza-se como acompanhamento rítmico de instrumentos melódicos, sobretudo dos aerofones de palheta metálica livre (harmónio, concertina, acordeão). Com excepção de uma ou outra região (v. g. Algarve), o povo não o conhece habitualmente por cartaxo, mas sim por castanhola – vide. Por vezes, usa-se o mesmo sistema sonoro com uma lata de graxa na qual se prende o fio em tensão com a pequena peça de cana, que embate agora contra a lata, assim produzindo som – Olho Marinho, Óbidos, onde é usado pelo tocador de realejo (gaita-de-boca). Também, mais para entretenimento, com uma caixa de fósforos.

Mais: Cancioneiro Tradicional de Óbidos, de José Alberto Sardinha, no prelo.

N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.