Enleio – Singelo baile de roda muito difundido por todo o país, talvez o mais conhecido e praticado. Exemplo colhido por José Alberto Sardinha em Sobreiro, Mafra, em 6/8. Nesta região, a coreografia registada foi a seguinte: duas rodas, uma de rapazes, outra de moças. Logo que a música começa, aqueles passam os braços por cima destas, ficando assim enlaçados (enleados) entre si. A roda, agora única, vai girando, até que, ao chegar a segunda parte da música, os rapazes passam de novo os braços por cima delas, mas agora em sentido inverso, desenlaçando-se, após o que se juntam aos pares e “valseiam”, isto é, dançam agarrados girando no mesmo local, até ao fim do trecho musical. Depois, na volta seguinte, são elas que levantam os braços e assim sucessivamente.
Mais: Tradições Musicais da Estremadura, de José Alberto Sardinha, Tradisom 2000, p. 352.
Discografia: Faixa 25 (Sobreiro, Mafra) do CD 3 que acompanha este livro; Recolhas de Armando Leça, inéditas, arquivo RDP, bobine AF-538 (Outeiro, Sertã).
N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.