Santo António

Santo António – Um dos três santos populares celebrados pelo povo português no mês de Junho. Nascido em Lisboa, atribui-se-lhe o milagre de ter salvo seu pai de condenação judicial levando o cadáver do assassinado a negar que fosse aquele o autor do crime. Tem virtudes casamenteiras, como aliás S. João. Porém, o cancioneiro popular não lhe reserva tantos cantares como ao Baptista. Analisando as recolhas dos principais colectores de música de tradição oral, pode mesmo dizer-se que são raros os cantos populares dedicados  ao santo português. Deverá ser destacada a celebração dedicada a Santo António no lugar de Rebolaria, concelho de Batalha, em que dois anjinhos entoam loas ao taumaturgo narrando a história da sua vida e milagres – v. Encamisada.

Mais: Tradições Musicais da Estremadura, de José Alberto Sardinha, Tradisom 2000, p. 255 a 260.

Discografia: Tradições Musicais da Estremadura, de José Alberto Sardinha, Faixa 7 do disco 3 que acompanha o livro; Recolhas de Armando Leça, inéditas, arquivo RDP, bobine AF-451 (Loa a Sto. António – Especiosa, Miranda do Douro), AF-533 (Rocas, Sever do Vouga), AF-542 (Baleizão, Beja).

N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.