Saias

Saias – Género músico-coreográfico praticado pelo povo no Alto Alentejo (não apenas distrito de Portalegre, mas também região de Évora) e na Beira Baixa, ali cantadas com acompanhamento de pandeiros redondos, aqui ao som dos adufes. No Alto Alentejo (e em Évora) levam precisamente o nome de saias, ao passo que na zona sudoeste da Beira Baixa (Região do Pinhal) são correntemente designadas por viradas, e na restante província beirã são conhecidas pelo primeiro verso do refrão ou pelo inccipit (“Quando eu era pequenina”, ou “Eras tão bonita”).

Música de compasso em 6/8, é sucedânea da seguidilha que pelo menos desde o séc. XVII se cultivava em Portugal e Espanha e que, subsequentemente, perdurou na nossa tradição popular sob outras designações (como é o caso das saias e das viradas, talvez também do fandango), não se conservando porém o nome de seguidilha. Parece ter conhecido origem na região manchega no séc. XVI, pois assim o dá a entender Cervantes no seu D. Quixote.

Discografia: Portugal – Raízes Musicais, de José Alberto Sardinha, BMG/Jornal de Notícias 1997, CD 5, Faixas 3 (Avis), 8 (Nisa) e 24 (Nisa).

N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.