Passecate – Corruptela popular da palavra pas-de-quatre, ou da sua tradução passo-a-quatro. Dança de origem inglesa que a França recebeu nos finais do séc. XVIII e difundiu depois por toda a Europa, incluindo Portugal. Possui ritmo a quatro tempos e nos exemplares que é ainda possível escutar na nossa tradição popular mantém a elegância e um balanço palaciano que lembra as suas origens. A coreografia que foi colhida na Estremadura assemelha-se à que é descrita nos tratados internacionais para esta dança, o que demonstra que poucas alterações sofreu na sua assimilação pelo nosso povo: pares em coluna, lado a lado e de mãos dadas. Quatro passos para a esquerda, logo seguidos de outros tantos até tornarem à posição inicial. Depois, na segunda parte, os pares dançam agarrados e “valseiam” primeiro para um lado e, na repetição, em sentido inverso.
Mais: Tradições Musicais da Estremadura, de José Alberto Sardinha, Tradisom 2000, p. 385-386.
Discografia: Tradições Musicais da Estremadura, de José Alberto Sardinha: Faixa 41 (Assafora, Sintra) do disco 3 que acompanha este livro; e ainda Portugal – Raízes Musicais, BMG/Jornal de Notícias 1997, recolhas de José Alberto Sardinha, CD 3, faixa 16 (Penacova).
N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.