Maias

Maias – Celebração popular pela entrada do mês de Maio, mês das flores e do renascimento vegetal. Em geral, levam o nome de maias as giestas amarelas, que florescem justamente neste mês. É costume ainda hoje, em muitas localidades, como por exemplo Viana do Castelo, enfeitar-se as portas, janelas e varandas com capelas de flores e com giestas amarelas, correntemente designadas por maias pelo povo. O mesmo acontecia com os carros de bois. Hoje é ainda muito frequente ver-se as camionetas de excursão enfeitadas com giestas amarelas. Nalguns locais coroava-se de flores uma menina vestida de branco, a “maia”, representando a alegria e a natureza renascida. Noutros, era ao rapazio que competia a festa – v. Maio Moço.

No dia 3 de Maio, dia da Santa Cruz, é costume fazer-se um cortejo aos campos, aí colocando, junto às searas, hortas ou vinhas, uma cruz engrinaldada de flores, espigas e giestas (o mesmo em Quinta-Feira de Espiga, também celebrada no mês de Maio). Os cruzeiros são também enfeitados com flores. Na Beira Baixa era costume, no dia 3 de Maio, expor às janelas e varandas uma boneca de trapos, a que chamavam maia e que criam afastar os raios e as trovoadas.

N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.