Aboio – Canto, por vezes simples recitativo, dirigido aos animais de lavoura (bois, machos, jumentos), entoado pelo abegão ou pelo boieiro durante os trabalhos do campo (lavoeiras ou lavoiras, debulhas ao trilho ou “a pé de gado”) ou na condução de carros e atrelados com carregos. Popularmente são mais conhecidos por cantigas de abaular o gado (por vezes afoular), na Estremadura preferencialmente por “vozear ao gado”.
A maior parte das vezes são simples rudimentos melódicos suportando as interjeições de incitamento ao gado, mas há exemplos de linhas melódicas mais elaboradas. O objectivo, além de incitar os animais, é orientá-los na tarefa concreta a executar e bem assim entretê-los para lhes amenizar o esforço. Rodney Gallop considera este tipo de cantos, tal como os pregões, o máximo que a criação popular pode atingir.
Mais: Tradições Musicais da Estremadura, Tradisom 2000, de José Alberto Sardinha, p. 55 a 58 e 77-78. Discografia: Tradições Musicais da Estremadura, de José Alberto Sardinha: Faixas 1 (Torres Vedras), 4 (Mafra) e 10 (Alcobaça) do CD 1 que acompanha este livro; Portugal – Raízes Musicais, BMG/Jornal de Notícias 1997, recolhas de José Alberto Sardinha, CD 2, Faixa 1 (Montalegre), CD 5, Faixa 35 (Torres Vedras).
N. B. – OS TEXTOS DESTA ENCICLOPÉDIA DAS TRADIÇÕES POPULARES ESTÃO SUJEITOS A DIREITOS DE AUTOR, PELO QUE A SUA REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, DEVERÁ INDICAR O NOME DO SEU AUTOR, JOSÉ ALBERTO SARDINHA.