Sardinha, José Alberto

Digitalização-cópia 4

Sardinha, José Alberto – Investigador de música de tradição oral, com recolhas musicais realizadas em todas as províncias do país. Desde 1972, na altura ainda integrado na Juventude Musical Portuguesa, que realiza pesquisas no terreno com gravações de música junto das populações rurais. Detém hoje um vasto arquivo sonoro que abrange todo o país, documentado com fotografias e filmes. Possui importante obra publicada sobre a matéria, sempre com discos contendo selecção das recolhas efectuadas.

A sua bibliografia abrange as mais variadas matérias da cultura popular portuguesa, entre as quais: cantos de trabalho, religiosidade popular, cânticos religiosos tradicionais, almas do purgatório, festividades do Corpus Christi e suas danças rituais, cantos de romaria, círios e loas da Estremadura, romanceiro tradicional, a origem do fado, manifestações musicais do entrudo português (pulhas, cègadas, contradanças), marchas de Lisboa, instrumentos musicais populares, com destaque para a guitarra e a viola portuguesa, sobretudo a campaniça, bailes tradicionais e coreografia popular, polifonia vocal popular do Minho, Douro, Trás-os-Montes, Beiras e Alentejo (cante).

Colaborador da Fundação Inatel desde 1985, altura em que começou a participar, como palestrante sobre música de tradição oral e instrumentos musicais, nos chamados estágios de formação e reciclagem dos ranchos folclóricos a convite de Tomaz Ribas – vide. É membro honorário do CIOFF – Portugal. Professor na Universidade Lusófona, Lisboa, disciplina de Etnomusicologia, nos cursos de pós-graduação em Património Cultural Imaterial. Foi coordenador do ciclo Sons da Tradição, da Expo-98. Autor do programa “Cancioneiro Popular”, RDP-2, 1983-86.

Efectua regularmente conferências sobre música tradicional e etnografia musical a convite da Fundação Inatel, das Câmaras Municipais, e dos mais variados organismos e associações culturais, ranchos folclóricos e outros, e tem participado em vários congressos de etnografia e folclore. Para mais desenvolvimento, vide José Alberto Sardinha biografia terramater.

Discografia: Recolhas musicais da tradição oral (1982, colectânea nacional em três discos de vinil); Viola campaniça, o outro Alentejo (1986, disco vinil de recolhas musicais com os últimos tocadores tradicionais da viola alentejana); Modas estremenhas (1989, disco vinil com recolhas musicais da tradição oral da Estremadura); Idanha-a-Nova, toques e cantares da vila (1995, CD de recolhas musicais em Idanha-a-Nova, EMI Valentim de Carvalho); Portugal – raízes musicais (antologia nacional com seis CDs de recolhas musicais de todo o país, com fascículos explicativos, Jornal de Notícias/BMG 1997); Sons da tradição rural (BMG 1998, CD contendo actuações de grupos rurais durante a Quinzena de Etnomusicologia, 1982).  Bibliografia: Tradições musicais da Estremadura, 2000, Tradisom, com três CDs. de recolha musical; Viola Campaniça, o outro Alentejo, edição em livro contendo dois CDs, Círculo de Leitores/Tradisom, 2001; Braga na Tradição Musical – a Rusga de S. Vicente, Tradisom, 2002; Tunas do Marão,  Tradisom, 2005; “Instrumentos tradicionais portugueses – som e história”, com um CD de recolhas do instrumentário popular português com o título Idades do som – Instrumentos musicais do povo português, in As Idades do Som, Instituto do Emprego e Formação Profissional, 2006; A Origem do Fado, Tradisom, 2010; Fado – Património da Humanidade, Play Som e Imagem, 2011; Danças populares do Corpus Christi de Penafiel, Tradisom, 2012; Canções da Avó Guida, recolha em Vilarandelo, Trás-os-Montes, ed. 2016; Cancioneiro Popular de Óbidos, Câmara Municipal de Óbidos, 2014 (no prelo); Harmónios da Estremadura (no prelo).

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *