Santos, Artur

Digitalização 1

Santos, Artur – Musicólogo que se dedicou à recolha de música rural desde os anos 30 do séc. XX, distinguindo-se particularmente pelo extremo cuidado que colocava na escolha dos intérpretes populares, do seu reportório e das condições de gravação. Deixou registos sonoros de enorme qualidade e importância para o conhecimento da nossa música de tradição oral rural, salientando-se as recolhas nas ilhas açoreanas, que foram editadas em discos de vinil EP, bem como na Beira Baixa, realizadas em colaboração com a BBC britânica, cujos discos estão depositados no arquivo da antiga Emissora Nacional.

Infelizmente pouco conhecidas as suas recolhas, foram parcialmente transmitidas nos anos 80 no programa radiofónico Cancioneiro Popular, da Antena 2, da autoria de José Alberto Sardinha. Fez parte dos fundadores da Comissão de Etnomusicologia formada nos anos 1960 no seio da Fundação Calouste Gulbenkian, que nunca veio porém a exercer actividade. A frustração deste projecto e a morte de sua mulher Túlia Santos, sua companheira de pesquisas e estudos etnomusicais, fizeram-no cair no desânimo e abandonar a etnomusicologia. Faleceu em 1987.

Discografia: O Folclore Musical nas Ilhas dos Açores (S. Miguel, Terceira e Santa Maria)- vários discos de vinil EP; Recolhas na Beira Baixa, com gravação a cargo da BBC (discos de vinil no arquivo da RDP).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *